segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cartões de crédito: cuidado com as taxas de juro

Ao escolher um cartão com anuidade e taxa de juro elegantes, mantém as suas contas em forma.  

Se pretende pagar as despesas a 100%, opte por um cartão sem anuidade e, se possível, com re-embolso de parte do que gastar (cash-back). Já se prevê recorrer ao crédito, opte por um cartão com taxa de juro baixa.
Corte nas anuidades
Na assinatura do contrato, assinale a opção “pagamento a 100%”. Assim, só tem de devolver o que gastou no prazo de 20 a 50 dias e não paga juros. Esta é a melhor garantia de que consegue manter o orçamento familiar na linha e de que controla as despesas do cartão todos os meses.
Se não assinalar o pagamento de 100%, o banco pode definir uma percentagem inferior (20, 50 ou 75%, por exemplo) e acumula juros sem necessidade. A opção por esta modalidade não o impede de pedir ao banco para dividir uma despesa de maior volume em tranches, se for necessário.

Se optar por aquela modalidade, escolha um cartão sem encargos no primeiro ano e seguintes. Regra geral, os da gama classic são mais baratos, mas já há gold que não cobram anuidade aos titulares e ainda incluem seguros abrangentes no pacote.

Emagrecer a taxa de juro
Se prevê usar a vertente de crédito com frequência, escolha o cartão em função da taxa de juro. Em média, cobram quase 25%, mas quanto mais baixa, menos paga. Se tiver cash-back tanto melhor, pois os valores re-embolsados com as compras diminuem o impacto dos juros.

Usar o cartão de crédito é fácil e rápido, mas pode ficar caro para prazos longos, se comparado com outras formas de crédito ao consumo. Para conhecer a mais vantajosa para o seu caso, simule a taxa de juro do seu empréstimo no nosso portal.

Usar cartão de crédito envolve alguns riscos, como perda, roubo ou fraude. Nestes casos, a lei só permite que o utilizador seja responsabilizado pelos movimentos antes da comunicação do ocorrido ao emissor, até 150 euros

Sem comentários:

Enviar um comentário